Toyotismo

Toyotismo


 Sistema voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, tendo Eiji Toyoda como grande difusor do sistema. O toyotismo foi aplicado, inicialmente na fábrica da Toyota, de onde vem seu nome. E espalhou-se pelo mundo principalmente após a década de 60, sendo utilizado em vários países do planeta.
Hoje várias fábricas e indústrias apostam nesse sistema de produção das suas mercadorias. E os motivos são por possibilitar uma margem de lucro mais alta e pela própria economia de custos, e corte de desperdícios, garantindo a empresa um maior controle sobre suas vendas e gastos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS;

- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada.
Os trabalhadores eram treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção e atuar em várias áreas do processo de produção da empresa.

- Sistema flexível de mecanização. Voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado. 

- Uso de controle visual. Era observado cada processo, em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.

- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.

- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes. Busca o que o consumidor queria no momento e então criar ideias para obter sua satisfação.

- E o uso do sistema Just in time, que na tradução livre significa “na hora certa”. Um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata, tem como objetivo acabar com uso dos estoques e os custos decorrentes.


Eiji Toyoda


 Esse engenheiro foi o responsável por uma verdadeira revolução na indústria automobilística do Japão e colocou no top 3 mundiais do setor a companhia da sua família, a Toyota Motor Company. Começou sua carreira na empresa como supervisor de produção. Mais tarde, com a morte do primo fundador, assumiu a presidência da companhia. A partir dali, imprimiu com força total sua visão e métodos. Sua atuação foi marcante no desenvolvimento de produtos altamente inovadores e no relacionamento com os fornecedores. Ele liderou o período mais importante de crescimento da montadora e teve um papel central na seleção de líderes que criaram o sistema de gestão, vendas e marketing da empresa, destacando-se o conhecido Sistema Toyota de Produção, referência global até hoje para os mais variados setores da indústria.
 Nascido em 12 de setembro de 1913 em Nagoya- Japão , morreu aos 100 anos, em 2013.
 

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