Protocolo

PROTOCOLO

  Diariamente, empresas e organizações recebem correspondências e documentos por correio, malote, fax, internet. São convites, contratos sociais, comunicados, licitações, informações sobre eventos, propaganda, contas a pagar, correspondência particular de funcionários, etc. Tudo isso deve ser registrado, expedido para o setor ou funcionário a que se destina e, finalmente, arquivado.
  O setor de protocolo registra todos os documentos que chegam e os distribui para os diferentes destinatários.
O QUE É PROTOCOLO? PARA QUE SERVE O PROTOCOLO?
É o conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas a partir de um ato oficial com audiência, conferências ou negociações.
O protocolo é o responsável por registrar todas as entradas e saídas de documentos ocorridas na empresa.
O QUE É O SETOR DE PROTOCOLO
Protocolo é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, com vistas ao favorecimento de informações aos usuários internos e externos.
ALGUMAS FUNÇÕES DO SETOR DE PROTOCOLO
· Atendimento ao Público
· Recebimento de Documentos e Processos em geral (ofícios, memorando, requerimentos, etc..);
· Classificação dos Documentos Recebidos;
· Classificação e Expedição de Documentos;
· Distribuição Interna dos Documentos e Processos;
· Cadastramento de Processos e Documentos;
· Recebimentos e devolução de correspondência e malote;
· Encaminhamento ao Setor competente
QUAL É A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA PARA FAZER O PROTOCOLO?
O livro, controle online, carimbo entre outros.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROTOCOLO?
A sua importância é de grau elevado, pois a partir deste setor podemos comprovar que determinado documento foi entre a pessoa destinada.
TODAS AS EMPRESAS USUFRUEM DO SETOR DE PROTOCOLO?
Apenas as instituições públicas e industrias que possuem mais de mil funcionários.

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