Departamento: Contabilidade
Contabilidade
O que é:
“Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo
das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de
bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica
que possui um patrimônio).”
Função
As principais funções da Contabilidade são: registrar,
organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em
virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto
econômico.
Departamento de Contabilidade
"O Departamento Contábil é o responsável por auxiliar o empresário na sua gestão empresarial, gerando informações, dados e planilhas necessárias para que ele possa ter a noção real de sua empresa, proporcionando o suporte necessário para a correta tomada de decisão. Através do contínuo investimento em Tecnologia da Informação, estamos alcançando nosso objetivo de integrar e contabilidade com a empresa. Visando dinâmica de trabalho e cumprimento das exigências fiscais do rigoroso e contínuo processo eletrônico". O departamento de contabilidade executa suas funções com base nas leis fiscais e normas.
Rotinas e Procedimentos
Para organizar o dia a dia nos escritórios de contabilidade e atender cada cliente com qualidade, é preciso seguir uma rotina contábil. Organizar as
tarefas do setor de contabilidade evita perder prazos, elimina a papelada e aumenta a produtividade. Existem ferramentas na internet que ajudam nesse processo de organização.
As rotinas contábeis incluem balanços, demonstração de resultado, controle de caixa, recepção de documento e análises periódicas, por exemplo. As rotinas contábeis envolvem ainda a análise de gastos e lucros, o acompanhamento das operações gerenciais, a recepção de documentos, os cálculos de honorários e a apuração de impostos.
Documentos utilizados pelo setor
Todos os documentos referentes às operações que a empresa realizou em certo período devem ser guardados e enviados para contabilidade, para comprovar e justificar tais informações. Exemplos:
– Recibos de Pagamentos diversos
– Notas fiscais de compra e venda de matéria prima e serviços
– Documentos referentes à Folha de Pagamento
– Pró-labore
– Documentos expedidos por tabelionatos e cartórios
– Extratos de movimentação bancária
– Documentação referente a empréstimos e financiamentos e etc.




Comentários
Postar um comentário