ATENDIMENTO AO CLIENTE: DICAS DE COMO ATENDER A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.



CLIENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL:

·         Não fale em voz alta quando estiver falando com um cliente cego. Ele ouve igual a você.
·         Se você precisa guiar um cliente cego, dê o seu braço à ele em vez de agarrar o dele.
·         Quando estiver falando com um cliente cego, diga-lhe quando você está saindo ou ele não irá saber.
·         Não toque ou brinque com o cão-guia sem antes perguntar ao cliente se está tudo bem, se ele o permite.

CLIENTES CADEIRANTES:

·         Lembre-se sempre que só porque o cliente usa cadeira de rodas, isso não significa que ele esteja doente. Pelo contrário, muitas pessoas que usam cadeiras de rodas são saudáveis e fortes.
·         Quando você atender um cliente cadeirante, procure sempre atendê-lo na mesma altura que ele – se estiver de pé, puxe uma cadeira.
·         Não se apoie em uma cadeira de rodas ou a toque sem pedir. Também não a empurre sem permissão.

CLIENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:

·         Lembre-se que só porque um cliente possui uma dificuldade de aprendizagem, isso não significa que ele seja estúpido. Ele na verdade pode ser brilhante e apenas deve aprender de uma maneira diferente de você.
·         Quando você estiver falando com um cliente com capacidades intelectuais limitadas, seja paciente. Dê tempo a ele para processar o que você disse e responder
·         Se um adulto tem uma deficiência intelectual, ainda assim trate-o como um adulto.

E PARA TODOS OS CASOS:

Não há problema em usar palavras como “ver”, “ouvir”, “andar” e “correr” quando você está falando com clientes que têm deficiência.

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