ATENDIMENTO AO CLIENTE: DICAS DE COMO ATENDER A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
CLIENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL:
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Não fale em voz alta quando estiver falando com um cliente cego.
Ele ouve igual a você.
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Se você precisa guiar um cliente cego, dê o seu braço à ele em vez
de agarrar o dele.
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Quando estiver falando com um cliente cego, diga-lhe quando você
está saindo ou ele não irá saber.
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Não toque ou brinque com o cão-guia sem antes perguntar ao
cliente se está tudo bem, se ele o permite.
CLIENTES CADEIRANTES:
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Lembre-se sempre que só porque o cliente usa cadeira de rodas,
isso não significa que ele esteja doente. Pelo contrário, muitas pessoas que
usam cadeiras de rodas são saudáveis e fortes.
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Quando você atender um cliente cadeirante, procure sempre
atendê-lo na mesma altura que ele – se estiver de pé, puxe uma cadeira.
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Não se apoie em uma cadeira de rodas ou a toque sem pedir.
Também não a empurre sem permissão.
CLIENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
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Lembre-se que só porque um cliente possui uma dificuldade de aprendizagem,
isso não significa que ele seja estúpido. Ele na verdade pode ser brilhante e
apenas deve aprender de uma maneira diferente de você.
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Quando você estiver falando com um cliente com capacidades
intelectuais limitadas, seja paciente. Dê tempo a ele para processar o que você
disse e responder
·
Se um adulto tem uma deficiência intelectual, ainda assim
trate-o como um adulto.
E PARA TODOS OS CASOS:
Não há problema em usar
palavras como “ver”, “ouvir”, “andar” e “correr” quando você está falando com
clientes que têm deficiência.

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